domingo, 5 de abril de 2009

Morar no Morro do Querosene

Morro do Querosene ou Vila Pirajussara, Já conhecido por suas tradições em cultura brasileira, berço da cultura em São Paulo, agora com mais um projeto artístico nas ruas ou mais uma intervenção cultural, propostas de um grupo de artistas plásticos, desenhistas, grafiteiros, escultores, músicos e poetas que tem deixado suas assinaturas em várias fachadas das residências do bairro.

Para os moradores de lá “morar no morro é como está fora de São Paulo, ou morar em uma cidadezinha do interior”.

Quando referimos ao morro as pessoas reconhecem como a festa do Boi, que se tornou um patrimônio não só da comunidade mais de todo estado.

São as mais diversas manifestações ao longo do ano:

Em janeiro as ruas são abençoadas pelo cortejo da festa de reis, “o reisado”, são várias pessoas cantando e tocando caixas e iluminando as ruas com suas velas acessas.

Em Fevereiro tem carnaval com bloco nas ruas.

Abril Segundo ao calendário litúrgico cristão é a primeira festa do Boi “Nascimento”, segue a tradição do Maranhão que só se toca qualquer tambor após a quaresma.

Não esquecendo que no intervalo de um mês e outro tem São Benedito no mês de agosto e Cosme e Damião em setembro.

No meio do já pertinho das férias final de Junho acontece á segunda festa do ano “Batizado” e em outubro ou novembro o boi já se despede deste ano, com nome e couro novo.

Além de todas essas manifestações ainda podemos nos deliciar com os bares, com o projeto treme – terra, os moradores ilustres como o Nasi do ex – Ira, Dollinda artista plástico idealizador do projeto artístico de pintura das ruas, Dinho Nascimento, Tião Carvalho entre outros.

2 comentários:

  1. OLÁ MEU NOME É SILVANIA MAIS CONHECIDA COMO SILVINHA VOU APRECIAR ESSA CULTURA É LINDA VOU VER PESSOALMENTE SOU DO MARANHAO E PRECISO DE COMPARTILHAR COM OS MEUS CONTERRANEOS A FESTA MAIS POPULAR DO MUNDO DANÇO TAMBOR DE CRIOULA ESTOU A 5 ANOS EM SÃO PAULO E O BUMBA MEU BOI É A EPOCA QUE MAIS AMO NA MINHA TERRA MARAVILHOSA QUE É SÃO LUÍS DO MARANHÃO O BERÇO DA CULTURA E QUERO CONHECER TIÃO COMO MUITOS FALAM DELE NO MARANHAO DANCEI COM MESTRE FELIPE E NIVO E ERA DO TAMBOR DA PRAIA GRANDE DE DO AMARAL EM FIM A MINHA VIDA DEDICADA A CULTURA MARANHENSE MAIS PRECISEI SAIR DE LÁ PRA TRABALHAR MAIS EM BREVE VOLTO MUITOS BEIJOS E ABRAÇOS AGUARDEM MINHA VISITA MUITO LINDO ESSE PROJETO

    ResponderExcluir
  2. Sou o profº Marcos Aurélio da EMEF Brasil-Japão uma escola localizada no Bairro do Rio Pequeno. Coordeno o projeto grafitagem na escola e acabo de receber o material para a grafitagem deste ano e necessito de grafiteiro que estejam dispostos a participar da grafitagem no muro de escola. Temos bastante espaço e muitos sprays à disposição dos artistas interessado. Peço a todos os que estiverem dispostos a nos ajudar de entrarem em contato comigo no meu face ou através do meu e-mail: aureliorochadasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir